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Metodologias

 

METODOLOGIAS



PESQUISA DE OPINIÃO


É um levantamento estatístico feito por meio de amostras da opinião pública. Existem dois tipos de pesquisas:

Quantitativa - Feita por meio de amostras, procura quantificar os dados através de uma análise estatística.

Qualitativa - Proporciona melhor visão e compreensão do contexto de um problema, ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações em profundidade.

PESQUISA DE IMAGEM


É um minucioso processo de coleta e análise de informações que tem entre seus objetivos: analisar o posicionamento de marcas.

FOCUS GROUP


Técnica utilizada em pesquisas qualitativas, nas quais se empregam discussões moderadas entre 8 e 12 participantes. Essas discussões de grupo costumam durar entre uma hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experiente, pois, ele que conduzirá o grupo a interagir.

PESQUISA ELEITORAL


Tem como objetivo medir a intenção de voto para eleições a nível municipal, estadual e federal, nível de rejeição, tendências políticas, processo de decisão de voto, avaliar as características e percepção da população em relação à um político, com isso identificar: o perfil da população, suas necessidades e expectativas, perfil do político ideal. Ainda é possível identificar as principais lideranças locais e regionais, área de influência das lideranças etc.

PESQUISA DE MERCADO


É um estudo criterioso feito junto aos clientes ou propects de uma organização, que visa buscar informações relevantes para a atuação do marketing, como por exemplo: motivações de consumo, necessidades e desejos dos consumidores, estudo da concorrência, produto etc.

PESQUISA DE MÍDIA


Nesse tipo de pesquisa é possível avaliar as características e a percepção dos telespectadores em relação aos programas de televisão, pelas rádios ou seções mais vistas em jornais ou revistas, preferência e audiência da população etc.